quarta-feira, 23 de maio de 2012

Modos errados de fazer uma caminhada


01) Evitar passos largos
Passos largos não são recomendados. Há o perigo de cair, além do risco de torções. Se alguém quiser andar mais rápido, deve dar passadas curtas, com um intervalo de tempo menor.
02) Cuidado com a forma de pisar no chão
Deve-se evitar pisar com a ponta do pé ou “marretar” o chão, dando pisadas muito fortes. O correto é primeiro aterrissar o pé no solo com o calcanhar, rotar e aterrissar a planta do pé.
03) Postura errada é prejudicial
A postura é outro detalhe muito importante que deve ser levado em consideração. É preciso caminhar como se estivesse olhando a 20m à frente, com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdome e alternando entre os pés e os braços. Quando o pé direito vai à frente, o braço esquerdo vai também e vice-versa.
04) Não caminhar com pesos
Se a intenção é definir as pernas, caminhar com peso não é a saída. Outras opções como musculação devem ser consultadas. Caminhar com pesos pode lesionar a coluna, causando dores nas costas.
05) Não esquecer o alongamento
O alongamento ajuda na agilidade, facilitando a caminhada. Deve-se aquecer os músculos antes e depois da caminhada.

06) Horário ideal
Caminhadas pela manhã são excelentes para estimular e preparar o organismo para o dia todo. Mas nada contra quem quiser dormir até um pouco mais tarde e praticar exercícios só no final do dia. Os melhores horários são entre 9h e 11h, por causa dos raios solares e depois das 16h. E sempre passar o protetor solar. Caminhar à noite também é uma opção para quem fica fora o dia todo, mas para isso é necessário escolher lugares bem iluminados e tomar cuidado com a segurança.
07) Atenção ao tipo de calçado
Se o calçado não for apropriado, ele não amortecerá bem o chão e, dessa forma, podem ocorrer dores nas costas e na canela. O tênis é ainda a melhor saída, mas se for apertado, por exemplo, pode contribuir para o aparecimento de bolhas nos pés. A meia também precisa ser corretamente escolhida. A melhor opção são meias que evitam o deslizamento dos pés dentro do tênis, como aquelas que têm solado antiaderente.
08) Hidratar-se é fundamental
É preciso beber água antes, durante e depois da caminhada. A hidratação é muito importante para evitar o aparecimento de câimbras. Mas, até mesmo para beber água existe uma forma correta: pequenos goles, para não distender o estômago e causar enjôos.
09) Atenção com a alimentação
Caminhar em jejum pode ser algo muito arriscado. A pessoa pode sentir tonturas e até mesmo desmaiar. Deve-se fazer refeições leves, como uma boa fruta, fibras ou derivados de leite.
  
10) Nada de hiper-treinamento
A caminhada deve ser feita de forma gradual. Não se pode querer de um dia para o outro andar grandes distâncias e muitas vezes por semana. Isso além de causar dores musculares pode ser um fator inconsciente de surgimento de estresse. O ideal é começar com 30 minutos, três vezes por semana, em terreno plano.


8 comentários:

  1. Olá Diogo,td bem :)
    Muito legal seu blog, adorei as dicas ;)
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, td bem? muito importante sua dica seguindo aqui também bjus
    http://coisinhascorderosadaannyealves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. e um bom calçado ajuda bastante! belo post... abçs

    http://infocasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Vou seguir os conselhos ;D , passando para retribuir a visita.
    Parabéns pelo blog , já estou seguindo de volta . bjus
    sucesso com o blog (seguidora 17)

    ResponderExcluir
  5. adoreei , muuito bom para caminhar em esteiras tbm rs
    seguindo bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Diogo, boas dicas! No que diz respeito ao tipo de calçado, vale lembrar que aqueles calçados com detalhes em de tecido que parecem "telinhas" são bons tb né, pois ajuda no ato da transpiração dos pés! De calçado eu entendo, trabalho em uma loja de calçados hehehe!
    Belo blog, estou seguindo!
    Bjs =*


    http://perdinabolsa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Minha vó fala que caminhada é subir e descer morro !! minha vó é muito burra .. mas vai falar o oposto á ela , a bicha vira uma fera

    ASHUIASHUIASHID' amei o blog, te seguindo

    beijos e bom final de semana ;*
    Mastigando uns tijolos
    http://helenthaiis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir